Link Party: vi, li, assisti, amei #5

link party

Mais uma vez irei iniciar uma link party falando sobre como eu demoro a fazer esse tipo de post, e sinceramente não sei o motivo; sempre vejo coisas legais pela internet que acho que vale a pena compartilhar por aqui, mas acabo esquecendo ou deixando pra lá. Pois bem, hoje eu vim aqui para finalmente fazer a primeira link party do ano, e tem muita coisa boa que acumulei desde o último post desse tipo
Se você não sabe o que danado é uma link party, aqui vai uma explicação: é basicamente um post com vários links que salvei nos meus favoritos, sejam videos, posts, reportagens ou entrevistas. É uma forma de divulgar bons trabalhos que foram publicados pela internet nos últimos tempos, e que acho que vão interessar você, leitor do Janela Literária. Então bora lá! 


link party filmes sobre livros janela literaria
Filme "A Esposa". Foto: Silver Reel via Estadão
Essa matéria supriu uma demanda imensa da minha vida, sério. Eu amo filmes com estas temáticas, mas nunca encontrava boas produções com facilidade, e ficava horas na Netflix pesquisando filmes sem nunca encontrar algo que eu realmente queria assistir. Considero essa matéria como uma utilidade pública, e por isso achei indispensável compartilhar por aqui. 
Adianto logo que muitos dos filmes não estão disponíveis na Netflix, infelizmente. Mas dá pra encontrar vários se você der um google. Porém, como sou boazinha, vou postar abaixo a listinha do que achei no serviço de streaming:

  • Mary Shelley 
  • A proposta
  • Em busca da terra do nunca 
  • O mestre dos gênios 
  • A garota do livro
  • A Livraria 
Já adicionei todos à minha lista, e se você também curte filmes com essas temáticas acho que vale a pena fazer o mesmo.

The New York Times (em inglês): Why are young people pretending to love work? 

tgmi janela literaria
Taylor Callery, via  The New Work Times
Nesta incrível matéria do The New York Times, a jornalista Erin Griffith apresenta uma discussão a respeito dessa geração workaholic e de como nem tudo nesse processo é natural. Há atualmente em nossa sociedade uma extrema glamourização do trabalho em excesso, onde hashtags como #ThanksGodIt'sMonday e frases motivacionais em cafés e escritórios ganham cada vez mais espaço. A jornalista problematiza a questão discutindo sobre como esse "estilo de vida" é conveniente para aqueles que estão no topo, uma vez que ter funcionários viciados em trabalho é o grande sonho dos empregadores. Vale muito a pena ler esse texto, então mesmo que você não seja fluente em inglês taca o google tradutor e dá uma conferida.


dialogos trump e gilead
foto:  Editora Rocco
Neste texto, escrito pela Michelle Henriques e a Juliana Leuenroth, vemos um paralelo entre a república da distopia The Handmaid's Tale criada pela autora Margareth Atwood e o governo de Trump nos EUA. Esse texto é de 2017, mas nos fala muito sobre como as sociedades distópicas muitas vezes são capazes de prever guinadas quase que inimagináveis na sociedade contemporânea. As medidas que Trump vem tomando em seu governo, marcadas pela segregação, a xenofobia e o conservadorismo, se assemelham muito ao que precedeu a instauração do regime da ficcional República de Gilead. Curti muito essa análise publicada pela editora, e acredito que quem leu a obra da Margaret Atwood vai apreciar bastante este texto também.


desancorando slow blogging
foto: desancorando
Já é meio que padrão os posts da Maki aparecem nas minhas link parties, hehe É que amo muito o blog dessa mulher maravilhosa! Neste post, particularmente, refleti e aprendi muito sobre o sentido de blogar. É que com toda essa busca por números, crescimento, parcerias, a gente acaba se esquecendo do real sentido do nosso blog. Quando criei o meu primeiro blog, lá por volta de 2008, o meu objetivo era compartilhar os meus interesses com outras pessoas que também curtiam as coisas semelhantes. E aí, parando pra pensar direitinho, percebi que este ainda é o meu objetivo até hoje; mas acabei sendo influenciada a acreditar que outras coisas eram mais importantes na blogosfera. 
Obrigada Maki, por ter me apresentado o conceito de slow blogging através desse post e ter me feito desacelerar um pouquinho. Consegui definir melhor o meu propósito para com o blog após essa leitura, e recomendo muito o post pra quem ainda tá tentando definir o seu. 

Jout Jout: Análises Musicais 



Ai gente, eu tô tão feliz de ter "redescoberto" a Jout Jout! Adorava os seus vídeos antigamente, mas com o tempo acabei parando de acompanhar o canal dela. Dia desses eu e meu namorado encontramos esse vídeo aí em cima dela, que faz uma análise musical massa da música "minha pequena Eva", da Ivete Sangalo. Nos divertimos muito e acabamos emendando com a playlist inteira de vídeos em que ela faz esse tipo de análise. Sério, se você ainda não viu, não sabe o que tá perdendo! Dá o play aí 😉

Espero que tenham gostado dessa link party! Aproveitem e compartilhem comigo nos comentários as melhores coisas que vocês encontraram na internet ultimamente, vou adorar ler 💗

0 Comments