Dia Mundial do Livro: 5 obras que sempre recomendo!

23 de abril é o Dia Mundial do Livro! Amo essa data por que muita gente se mobiliza para incentivar a leitura e indicar boas obras. Aqui no blog não poderia ser diferente, então vim aqui hoje compartilhar com vocês 5 obras que sempre recomendo pra quem me pede indicações de leitura!

dia mundial do livro

Antes de qualquer coisa, gostaria de dar um background sobre essa data. A origem é espanhola e é relativa ao dia do falecimento do autor Miguel de Cervantes, e a data foi homologada em 1995 pela Unesco. 23 de abril é também o Dia do Direito do Autor, e de maneira geral a data busca estimular a reflexão sobre a literatura e também sobre o mercado editorial. No Brasil, temos ainda o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, data de fundação da Biblioteca Nacional.
Os livros que irei indicar neste post entraram em minha vida em momentos diferentes, e me fizeram me apaixonar ainda mais pela leitura. Espero que eles possam te proporcionar o mesmo!

o meu pé de laranja lima indicação

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

Quem é leitor antigo do blog já deve ter visto esta obra em outros posts, e talvez até conheça o significado que ela tem pra mim. O meu pé de laranja lima foi um dos primeiros livros que li sozinha, e antes disso ele já era lido pra mim pela minha mãe. A obra fez parte de toda a minha infância e por isso tem um lugar especial no meu coração 💗 Além disso, é uma grande obra nacional que envolve dramas familiares e personagens antropomorfizados, escrita de uma forma que só o José Mauro de Vasconcelos sabe fazer.

indicação harry potter e a pedra filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal, da J.K. Rowling

Não poderia deixar de inserir Harry Potter nesta lista! Essa é a minha indicação número 1 para quem está buscando desenvolver o gosto pela leitura. São incontáveis os relatos que já ouvi de pessoas que começaram a gostar de ler após ter contato com Harry Potter, livro capaz de cativar leitores das mais diversas faixas etárias. Coloquei só o primeiro livro aí em cima, mas acho que vale a pena ler a saga inteira! Inclusive estou super afim de reler 😍

LEIA TAMBÉM:  Vou te contar: motivos para reler um livro (mais de uma vez!)

eleanor e park

Eleanor & Park, da Rainbow Rowell

É difícil escolher uma só obra da Rainbow Rowell para indicar, mas a mais marcante para mim é com certeza Eleanor & Park. Li este livro na adolescência e fiquei admirada com a forma como autora tratou de temas tão importantes em uma narrativa simples, pautada no amor juvenil. É um livro capaz de provocar risos e lágrimas, além daquele quentinho no coração que só um bom romance é capaz de proporcionar 💛 Recomendo demais!

o sol é para todos

O sol é para todos, da Harper Lee

Este é o clássico que sempre recomendo para quem tem medo de ler clássicos. O sol é para todos trata de temáticas extremamente importantes, como o racismo e a desigualdade, no contexto de uma garotinha de 6 anos de idade. É uma leitura que tem muito a ensinar com personagens que estão tentando entender a complexidade do mundo. Ele já foi resenhado aqui no blog e você pode conferir o post clicando aqui.


O Conto da Aia, da Margaret Atwood

Como fã de distopias, não poderia deixar de indicar uma das minhas favoritas. O conto da aia é uma leitura marcante e que entrou na lista de best-sellers após anos de seu lançamento, por conta da série premiada que se inspira nesta história. Apesar de tratar de uma realidade distópica, o livro tem muita relação com o que vivemos na contemporaneidade. É uma leitura impactante e transformadora, e você pode conferir a minha resenha completa clicando aqui.

Me conta nos comentários quais livros você indica pra todo mundo! E aproveita também pra conferir o site da Amazon, que está com diversas ofertas especiais para esse dia 😍

0 Comments