Graduações para quem ama ler

Estão abertas as inscrições do SISU - Sistema de Seleção Unificada e muita gente estará decidindo o seu futuro acadêmico até o próximo domingo.  Me lembro bem como foi a sensação para mim, lá em 2014, quando recebi os resultados dos vestibulares e decidi o que iria cursar. A decisão não foi fácil - eu tinha 16 anos e não fazia ideia do que queria fazer da vida - mas um fator de decisão foi extremamente importante para mim: eu queria um curso em que a leitura fosse um elemento de destaque. 
Imagino que muitas outras pessoas também enfrentam dificuldades na hora de escolher que graduação cursar, e por isso resolvi ajudar os colegas leitores com algumas dicas de cursos para quem ama ler!

estantes de livros

1. Letras


Acredito que essa é a opção mais óbvia, e por isso resolvi começar por ela. A graduação em Letras se dedica ao estudo da língua portuguesa e da literatura, o que evidentemente demanda muita leitura por parte dos alunos. É uma boa opção para quem quer trabalhar com escrita, além de permitir, na modalidade de licenciatura, que o graduado dê aulas de português e literatura.


2. Jornalismo


Curso mais cobiçado na área de comunicação, Jornalismo é também uma ótima escolha para quem gosta de ler e escrever. Entretanto é válido considerar que a linguagem jornalística é diferente da literária, o que significa que o formato de textos e escrita serão diferentes do que se estuda no curso de Letras, por exemplo. Se você curte ler jornais, revistas ou mesmo blogs e se imagina escrevendo esse tipo de conteúdo, jornalismo pode ser uma boa opção para você.

LEIA TAMBÉM: Coisas para fazer antes e após suas aulas

livros e faculdade

3. História


A graduação em História também demanda bastante leitura do graduando. Neste caso o foco será em textos não-ficcionais, então se você já curte ler obras desse gênero provavelmente irá se encantar com o curso. Além de permitir maior expertise a respeito dos fatos históricos, a graduação permite o ensino da disciplina de História quando cursada na modalidade licenciatura.

4. Ciências Sociais


É claro que eu precisava falar sobre o meu curso! Sou graduada em Licenciatura em Ciências Sociais, o que me permite ser professora de Sociologia e também trabalhar com pesquisa nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. A graduação em Ciências Sociais me trouxe leituras maravilhosas e me ajudou muito no exercício da escrita. Se você curte temas políticos e sociais e ama conhecer novas culturas, essa é a escolha perfeita para você. Pelo menos foi para mim 💗

É isso pessoal! Provavelmente há muitos outros cursos que podem ser uma opção legal para quem gosta de ler, mas estes foram os que consegui falar com mais propriedade a respeito. Me conta nos comentários se a leitura te influencia na hora de decidir sobre a vida acadêmica/profissional! 


0 Comments