No dia das crianças, dê livros!

Nem sei dizer o quanto sou grata aos meus familiares por terem me iniciado desde cedo no universo literário. Primeiro, a minha mãe sempre lia para mim. Aquelas histórias antes de dormir fizeram parte da minha infância, e assim que aprendi a ler passei a acessar elas por conta própria. Além disso, outros parentes sempre me presentearam com livros no dia das crianças e outras datas especiais. 

Entretanto, sei que muita gente não tem esse privilégio. É que a nossa sociedade, de maneira geral, não possui o hábito da leitura, ou não entende o quanto é importante incentivá-la desde cedo. O resultado são crianças que possuem uma verdadeira aversão aos livros, por pensarem que eles se restringem apenas a uma obrigação escolar. 
Tenho cada vez mais buscado mudar essa realidade, seja com as crianças a minha volta ou apoiando projeto sociais que defendem a causa. E hoje, pertinho do dia das crianças, quis trazer esse tema para o blog também.


Dito isto, gostaria de recomendar estes dois livros que recebi da Paulinas Editora. O catálogo da Paulinas é repleto de livros voltados para o público infanto-juvenil, muitos que inclusive li quando criança. Estes dois são lançamentos da editora e acredito serem ótimos presentes para a criançada!

livro quem voce trouxe

Quem você trouxe?, escrito pela Cris Eich, fala sobre uma menina que vive em uma casa pequenina num lugar remoto, e que decidiu dar uma festa. Aos convidados, faz um único pedido: traga alguém. Esses "alguém" acabam sendo conceitos físicos e abstratos como o sol, a chuva, o silêncio, o amor... O livro é curto, mas acredito ser ótimo para tratar esses conceitos com as crianças, fazendo-as refletir.

livro quicao

Quicão, escrito e ilustrado pelo autor Mario Bag, é o mascote da família Machado. É um livro poético e divertido que tem o cão como protagonista, tendo o seu dia-a-dia como enredo. É uma leitura leve e gostosa de fazer com a criançada!


Espero que este post e estas dicas de leitura tenham te convencido a presentear uma criança com um livro! Me conta nos comentários qual história fez parte da sua infância <3

0 Comments