Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

capa orgulho e preconceito martin claret

Eu pensei muito se faria ou não este post. Orgulho e Preconceito é um clássico extremamente comentado, e sinto que todo mundo já conhece a história (mesmo que tenha sido por ouvir outras pessoas falarem sobre ou por ter assistido ao filme). Mas desde que concluí essa leitura há algumas semanas atrás, não consigo parar de pensar nas impressões que tive - que senti que foram um pouco diferente das que costumo ler em outras resenhas deste livro por aí. Então vamos lá!

orgulho e preconceito

SINOPSE: "Orgulho e preconceito" é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.


orgulho e preconceito

Há muitos anos atrás eu havia começado a ler este livro em outra edição, daquelas resumidas, mas não cheguei a concluir. Quando a Martin Claret lançou essas novas capas maravilhosas, resolvi comprar o meu livro. Ele ficou esperando na estante até que, no mês passado, resolvi pegá-lo para ler. O começo foi difícil... Apesar de gostar de como a autora apresentou os personagens e ter me encantado desde o início com a protagonista Elizabeth, senti que a primeira metade do livro se arrastou demais, tendo alguns capítulos que pareciam inúteis e maçantes.

LEIA TAMBÉM: O sol é para todos (Harper Lee)

folha de rosto orgulho e preconceito

O romance principal da história se apresenta de forma tímida, quando já desconfiamos que a forma como Elizabeth encara Darcy - um rapaz orgulhoso, pomposo, nariz em pé - irá, em algum ponto, mudar. Porém com o tempo isso fica meio esquecido, e o foco passa a ser o casamento de suas irmãs e até mesmo em outras possibilidades de matrimônio para a própria Elizabeth. Na época em que se passa a história, tudo girava em torno de casamento e posses. Lizzy chega a receber uma proposta de um primo, o Sr. Collins, que eu achei insuportável. Ainda bem que ela disse não! 
Elizabeth é realmente uma personagem forte, e gostei muito de sua postura firme ao tomar decisões. Também gostei muito do seu pai e de sua irmã Jane, mas gostaria de ter visto mais sobre Mary - a sua irmã mais calada, que se dedica bastante aos estudos. Acho que seria interessante ter explorado um pouco mais sobre ela no livro, pois fiquei curiosa sobre o que tanto ela fazia e no que pensava nas horas em que estava ausente do círculo principal.

orgulho e preconceito martin claret

Talvez eu não tenha tanta paciência para romances de época - mesmo este sendo, realmente, da época -, mas toda essa narrativa não conseguiu me prender muito. Passei quase um mês lendo o livro e torcendo para que acabasse logo. Porém, ele foi bom o suficiente para me fazer querer ler outro livro da autora. Quem sabe outra de suas histórias me agrada mais! Vamos torcer.

ISBN: 978-85-440-0182-0
Editora: Martin Claret
Nota: 3\5

Esta leitura fez parte do projeto #EstanteZero

0 Comments