Vilão (V. E. Schwab)

Quando o lançamento deste livro foi anunciado, vi muita gente animada para lê-lo. Fiquei curiosa, pois, diferente da maioria das pessoas que estavam comentando a novidade no bookstagram, eu não conhecia a Victoria Elizabeth Schwab. Todo o hype sobre Vilão me fez querer começar logo a obra, que me surpreendeu em vários aspectos.


SINOPSE: Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.
Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Num jogo temporal entre o passado e o presente, somos apresentados logo de início a Victor e Eli, dois amigos e colegas de quarto da faculdade. Ambos são gananciosos e inteligentes, e aos poucos vamos percebendo que essa amizade pode se tornar problemática. A ambição dos dois os faz competir quando encontram um interesse em comum: os chamados humanos ExtraOrdinários. Eles embarcam em uma pesquisa para descobrir como esse humanos desenvolvem o que parecem ser super poderes, porém as consequências de tudo isso acaba transformando esses dois amigos em inimigos.
A temática do livro me chamou a atenção por que, apesar de curtir muito filmes sobre super-heróis e etc, eu nunca havia lido um livro que tratasse do assunto. Entretanto, senti que a história começou parecendo que iria falar mais sobre a parte científica dos super poderes, porém com o decorrer da trama isso ficou de lado - o que foi uma pena para mim. 
Com uma abordagem bem maniqueísta, o enredo vai mostrando os argumentos de cada lado e nos fazendo oscilar entre torcer pelo Victor ou pelo Eli. Porém eu senti que, após alguns capítulos, eu não conseguia torcer por nenhum dos dois. Não consegui me apegar aos personagens, o que acabou tornando a leitura bem sofrível. Senti que nenhum deles tinha carisma suficiente para fazer eu me importar com o seu destino.


A história conta ainda com alguns personagens secundários, que são essenciais para o desenvolvimento da trama. A minha favorita é com certeza Sidney: uma garota de 12 anos com um poder incrível. Achei ela uma das mais sensatas nessa confusão toda, junto com o Mitch, um cara grandalhão e super inteligente que se torna o braço direito de Victor. Ao lado de Eli, temos a Serena, personagem com um dos poderes mais fortes na minha opinião, mas que me encheu o saco o livro todo. Sério, que personagem insuportável! Não consegui simpatizar com ela nem por um segundo, hehe 
Foram esses personagens secundários que me deixaram curiosa para o próximo livro dessa série que está por vir. Quero muito ver o crescimento de Mitch e de Sidney, muito mais do que o desenvolvimento do combate entre Victor e Eli. Torço para que o segundo livro me traga uma experiência melhor do que o primeiro.


Sobre a escrita da V. E. Schwab, eu não tenho do que reclamar. Só o que não entendi muito bem foi o fato de este livro ter sido anunciado como uma história adulta, quando na verdade sinto que ele está mais para um YA. Mas como não conheço os livros anteriores da autora, não tenho como comparar e dizer se a escrita de Vilão é muito diferente de suas outras obras.
Você sabia que quando se tira o medo de sentir dor de alguém, também desaparece o medo da morte? As pessoas passam a se achar imortais. O que não é verdade, mas, bem, como é mesmo o ditado? Somos todos imortais até que se prove o contrário." Victor, p. 35 


Agradeço muito ao Grupo Editorial Record por ter me enviado esta obra, que veio acompanhada destes marcadores e botton lindos! E como esse blog não seria nada sem vocês, resolvi presentear um leitor com este kit maravilhoso. Para concorrer, basta ir no post do meu instagram sobre o livro! Lá você encontra todos os detalhes deste sorteio.

É isso pessoal! Não deixem de comentar aí embaixo o que acharam da resenha!

ISBN: 978-85-01-11372-6
Editora: Record
Nota: 3/5

0 Comments