Efeito Dominó (Rebecca Jorge)

capa efeito domino

Eu comecei o mês de agosto pensando que iria ler muito, principalmente por ele ser conhecido como o mês mais longo do ano. Porém eu pisquei e já estamos no dia 21, não li quase nada e estou meio perdida com tudo isso. O meu erro foi ter começado vários livros aleatórios sem ter certeza do que queria ler, e eu gostaria de iniciar essa resenha dizendo que o que me salvou foi Efeito Dominó. Eu olhei pra ele na estante, ele olhou pra mim e boom, conclui a leitura em 3 dias. 

efeito domino sinopse

SINOPSESer a nova garota em uma cidade pequena já é ruim. Agora, ser a nova garota em uma cidade pequena e cheia de segredos pode ser fatal. Ainda mais quando ninguém é quem parece ser e as peças do jogo de intrigas e mentiras não param de se mover. Até que todos os segredos caiam, alguém vai perder a vida. Beatrice Evans é a nova garota nesta cidade pequena e a primeira peça desse efeito dominó.

efeito domino

Se você curte Gossip Girl, Pretty Little Liars ou Riverdale, com certeza vai gostar deste livro. Ele exala a mesma vibe adolescente onde os segredos tomam conta de suas vidas e a coisa vai ficando cada vez mais séria. A protagonista, Beatrice Evans, acabou de chegar na cidade e de maneira muito ingênua acredita que pode participar dos grupos que quiser e socializar com quem quiser, até que começa a perceber que as coisas não são bem assim - uma tradicional estrutura já está instaurada ali. 
Eu a entendi, pois muitas vezes é simplesmente mais fácil parecer ser o que as pessoas pensam que você é do que se desgastar mostrando seu verdadeiro eu para quem não está disposto a enxergar." p. 68
Apesar de inicialmente parecer ser apenas mais uma história clichê adolescente, o livro me surpreendeu por tratar de temas importantes como sexualidade, bullying e problemas familiares.  Os personagens são interessantes e me deixaram curiosa sobre o que escondiam, e gostei muito do desenvolvimento deles.

rebecca jorge efeito domino

A escrita da Rebecca é casual e fluída, o que tornou a leitura muito agradável. Um elemento interessante foi que, apesar de ser brasileira, a autora optou por um enredo que tem como cenário um outro país - isto é perceptível pelas diferenças do modelo educacional da escola da protagonista -; porém, em nenhum momento da história é citado um lugar real onde a trama se desenrola. 
O único aspecto que me incomodou um pouco na leitura foi o fato de alguns discursos se repetirem demais, como a Bea afirmando o tempo todo para si mesma que a sua passagem por aquela cidade seria curta e que em breve ela estaria longe dali, realizando o seu sonho e fazendo faculdade de artes. Eu entendo que, no contexto em que ela estava, repetir isso para si mesma servia quase que como um mantra, porém em alguns momentos isso se tornou cansativo - mas de maneira alguma estragou a leitura.


livro efeito domino

A edição da Letramento está impecável e eu curti muito todo o trabalho gráfico do livro, que complementa a experiência de leitura. Recomendo muito pra quem curte este gênero e estou ansiosa para ler mais produções da Rebecca!


ISBN: 978-85-9530-231-0
Editora: Letramento
Nota: 4/5

0 Comments