Vou te contar: motivos para reler um livro (mais de uma vez!)

Quando escrevi a resenha de O sol é para todos, comentei com vocês a respeito da minha vontade de reler este livro, mesmo tendo sido uma leitura recente. Vez ou outra, quando falo de um livro que já li e gostei muito, ou mesmo quando estou limpando a estante e me deparo com um dos meus títulos favoritos, fico com esse desejo de reler aquela história que tanto me encantou. Entretanto, com tantos livros na seção de não lidos, as vezes parece ser loucura me dedicar a ler o mesmo livro outra vez. Mas hoje eu vim aqui pra te dizer (e reafirmar isso a mim mesma), que reler um livro jamais será uma perda de tempo! 

motivos para reler um livro janela literaria

Durante a minha vida de leitora eu não reli tantos livros, mas posso afirmar que cada uma de minhas releituras foi diferente. Acontece que a forma como interpretamos um livro tem muito a ver com o momento que estamos vivendo agora, no presente. A Malu que leu Harry Potter na pré-adolescência não é a Malu que quer reler Harry Potter agora. E a cada vez que lemos um livro novamente, vamos nos deparando com elementos que talvez nem sabíamos que estavam ali. 
Tenho certeza que ter lido O conto da aia no ano passado teve um peso bem diferente do que teria se eu tivesse lido o livro há 5 anos atrás. O contexto histórico era outro, mesmo em tão pouco tempo de diferença. E espero que, no futuro, quando eu decidir reler a obra, eu não veja ela como algo tão próximo da minha realidade. Esse é só um dos vários exemplos que eu poderia dar. E é nisso que está a beleza de reler um livro. Mas se você ainda não se convenceu, vou te dar mais algumas razões pra revisitar obras já lidas.

LANÇAMENTO DE NOVAS EDIÇÕES

reler o meu pe de laranja lima nova edicao

Quem nunca se apaixonou por uma nova edição de um livro que já tem na estante que atire a primeira pedra! As editoras estão cada vez mais investindo em lançar novas capas, versões ilustradas, estendidas... E tudo isso acaba sendo quase que irresistível para mim, não vou mentir, hehe. No caso dessa edição de O meu pé de laranja lima, um dos meus livros favoritos da vida, o atrativo nem foi nada tão apelativo. Mas a questão é que a edição que li e reli várias vezes do livro é de 1982, enquanto a da foto, que ganhei recentemente, é de 2014, e estou curiosa para observar as diferenças textuais que podem existir (além de poder folhear as páginas sem medo de rasgá-las, como era o caso da edição velhinha que herdei de algum dos meus familiares).
Desde que ganhei esta edição, uma nova já foi lançada em capa dura, em comemoração aos 50 anos da obra, e eu estou bem tentada a comprar também, hehe Confira clicando aqui.
Então, se você leu um livro no passado que já ganhou uma nova edição, talvez esse seja um bom incentivo para reler essa história. 

E QUE TAL RELER EM OUTRO IDIOMA? 

harry potter versao ilustrada

Já é de conhecimento geral que, ao ser traduzido, o livro vai perdendo um pouquinho de sua essência, principalmente quando ele não é traduzido de seu idioma original (coisa que acontece muito com a literatura russa, por exemplo). Sempre fui curiosa a respeito dos livros em inglês da saga Harry Potter, pois em minhas vivências como fã já ouvi vários comentários sobre como a versão original do livro é diferente. E acabou que a razão anterior que dei para reler um livro se uniu a essa no exemplo que irei usar: a versão ilustrada da saga Harry Potter. Além de ser incrivelmente linda, essa nova versão foi um motivo a mais para me fazer reler os livros: dessa vez, diretamente do inglês. 
Então, caso você seja fluente em outra língua, reler a mesma história nela pode ser uma ótima forma de revisitá-la; além de funcionar como um ótimo exercício no novo idioma. 



Agora me conta nos comentários o que te faz reler um livro, e quais já estão aguardando para serem lidos novamente na sua estante! 

0 Comments