Resenha: O Pintassilgo (Donna Tartt)

Esse ano foi repleto de reviravoltas, mudanças e novos projetos em minha vida. Lá pelo mês de junho, decidi me dedicar a um bookstagram. Foi um período em que li bastante e fotografei muito as minhas leituras, registrando opiniões e experiências. Acabei voltando a me dedicar apenas ao meu instagram original, o @malu.janelaliteraria, no mês de agosto, tendo como principal motivo a minha vontade de continuar discutindo diferentes temas, para além da literatura. Mas hoje gostaria de compartilhar com vocês uma das experiências que o bookstagram me possibilitou: uma leitura conjunta inesquecível.


Já fazia tempo que o O Pintassilgo estava na minha wishlist literária. Um dos motivos era o fato de a obra ser ganhadora do prêmio Pulitzer, o que me deixou interessada por eu nunca ter lido nenhum livro que carregasse esse título. Entretanto, como o preço do livro era salgado, fui adiando a compra. Mas em julho eu aproveitei um cartão presente da Saraiva que ganhei como presente de despedida do meu antigo estágio, e garanti a minha cópia do livro.
Coincidentemente, assim que comprei o livro, descobri que um dos perfis que eu seguia no bookstagram estava organizando uma leitura conjunta desta obra. Resolvi me juntar, na esperança de esse grupo facilitar a experiência de ler um livro com mais de 700 páginas (coisa que eu não fazia desde Harry Potter e a Ordem da Fênix). E nossa, que decisão incrível essa minha. A experiência foi ótima: dividimos a leitura em metas semanais e discutíamos os capítulos nos domingos, em um grupo no instagram mesmo. Conheci várias meninas legais de diversos lugares do mundo (eu era a única brasileira no grupo). Sério, essa leitura conjunta tornou a experiência muito mais agradável! Mas agora, vamos falar do livro.


A história tem o Theo Decker como protagonista, que narra os fatos em primeira pessoa. De início temos uma demonstração do momento atual em que ele está vivendo, mas logo a história toma cena anos antes, ainda na pré-adolescência do personagem. Aos treze anos, Theo sobrevive milagrosamente a um atentado terrorista em um museu, onde perde a sua mãe. E essa acaba sendo só a primeira de uma série de tragédias que vão acontecendo na vida do garoto...
Gosto de pensar que esse livro é sobre amizade. Assim que o Theo passa por esse atentado, é acolhido na casa dos pais de um amigo da escola, em uma família rica e cheia de problemas. As relações de Theo com essa família são exploradas em vários momentos do livro, e fala muito sobre o comportamento humano frente tragédias. Posteriormente, o pai de Theo, que havia abandonado ele e a mãe anos antes, reaparece de forma oportunista, e leva o garoto para viver com ele em Las Vegas. Lá Theo conquista outra importante amizade: Boris. Esse período em Las Vegas repercutiu muito na vida no garoto daí pra frente.
Dentre idas e vindas, outra relação constante é primordial na vida de Theo: Hobie. Este personagem muito se conecta à pintura "O Pintassilgo", que dá nome ao livro e que acompanha o protagonista durante toda à história. Para entender melhor essa relação, vale a pena ler o livro na íntegra.


Me apaixonei pela escrita da Donna Tartt. A forma como ela constrói os cenários é cativante, e a fineza de sua escrita demonstra o cuidado que ela teve ao escrever a obra, trabalho que levou quase 10 anos. Além de ter lhe rendido o prémio Pulitzer, o livro está prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica (e inclusive irá contar com o Finn Wolfhard, ator da série Stranger Things e Ansel Egort, de A Culpa é das Estrelas, no elenco!)
O Pintassilgo entrou para a minha lista de favoritos. Estou curiosa para ler mais da autora, e por isso já adicionei A História Secreta à minha lista de desejos. Recomendo enormemente a quem está procurando uma leitura rica em detalhes, com uma bela narrativa e reviravoltas incríveis.

Compre O Pintassilgo clicando aqui <3
ISBN: 978-85-359-2468-8
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5

0 Comments