Recebi recentemente, da Paulinas Editora, dois lindos livros do autor André Neves: O colecionador de chuvas e Lua Noite e Dia, e irei falar um pouco sobre estas obras hoje por aqui. O título deste post teve origem numa afirmação do próprio autor, onde ele diz:
Se sou um criador de livros, tenho de tentar transcender, melhorar, transformar aquilo que me comprometi a fazer com amor e responsabilidade. É assim que tento tornar o mundo mais humano, sensível e melhor."
O colecionador de chuvas |
SINOPSE: Numa cidade em que a chuva demora a molhar a terra, um menino aspira por colecionar gotas de chuva. Lá o sol brilha forte todos os dias, clareando as ideias do menino e assim ele se prepara para armazenar as gotas da chuva, gotas de todos os tipos que houver.
No dia que a chuva caiu, os moradores comemoraram e saíram à rua junto com o menino. E quando a chuva cessou deixou ao menino as lembranças de felicidade, as gotas de sonhos que, como chuva refrescante, trazem esperança e renovam a vida.
Li primeiro O colecionador de chuvas. De cara me apaixonei pelas ilustrações, feitas pelo próprio autor. Acredito que elas contaram a história tanto quanto as suas palavras, que são poucas e passeiam pelas páginas como poesia. Gostei bastante do trabalho do André Neves neste livro, que me fez lembrar da minha infância e das brincadeiras na chuva, no encanto de ver o tempo mudar.
Lua: noite e dia |
SINOPSE: Lua, noite, dia, narrativas que se entrelaçam por meio de fios que perpassam a imaginação e a fantasia. Na primeira narrativa, a noite e o dia se perdem e se encontram o tempo todo na obra, ora parecem distantes, ora o encontro os aproximam, criando uma circularidade brincante, um jogo poético e um dinamismo à história. A segunda narrativa traz ao leitor uma certa nostalgia dos tempos de outrora e um encantamento que se expande por meio da afinada poesia textual. As narrativas de imagem construídas ludicamente surpreendem a todo momento dando ritmo, cor, movimento, emoção, apresentando um texto que a sensibilidade do leitor codifica e amplia.
Lua noite e dia teve um enredo menos elaborado, na minha opinião. Achei a narrativa um pouco confusa; talvez, por ser composta também por textos de mais dois autores: Luciano Pontes e Fábio Monteiro. Talvez estes encontros de tantas palavras não tenham ficado muito claros para mim. Porém, o trabalho gráfico mantém o mesmo padrão do livro anterior, tornando esta edição muito bonita.
Agradeço à Paulinas Editora por ter me proporcionado o contato com as obras de André Neves. Espero ler mais dele no futuro!
COMPRE AQUI:
0 Comments
Post a Comment