versão brasileira: o ódio que você semeia (editora arqueiro) |
Quando eu comecei a ler The Hate U Give no ano passado, eu não estava pronta. Não era o momento certo, sabe? As vezes, para absorver bem a mensagem de um livro, a gente precisa estar preparado. Vocês também sentem isso? Mas bem, chegou 2019 e eu finalmente estava pronta. Devorei esse livro em janeiro e preciso compartilhar essa experiência com vocês.
SINOPSE: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Logo no início do livro, que é dividido em cinco partes, somos apresentados à protagonista Starr, e seu perfil vai sendo definido: uma garota negra de 17 anos, que mora em um bairro da periferia dos EUA, mas que estuda em uma escola particular e convive com brancos e negros em sua rotina. Starr já viveu muitas experiências ruins por conta de sua cor - além do preconceito, ela perdeu uma amiga ainda na infância em uma troca de tiros em seu bairro, que é completamente segregado. Mas uma nova fase parece ter chegado para Starr, com os estudos e com o seu pai se dando bem em sua loja de conveniência, sua mãe com a chance de ser promovida... Mas daí o mundo dela desaba quando, em sua presença, o seu amigo de infância Khalil é assassinado.
Após esse trágico acontecimento ser descrito, eu preciso dizer que achei o desenrolar da história meio chato e devagar por umas boas páginas. Os dias pareciam se arrastar enquanto Starr tentava conciliar a sua vida "normal" na escola com depoimentos com a polícia, e o enredo levou um bom tempo para engatar. Mas quando isso aconteceu, nossa... que engate! hehe
A forma como Khalil foi assassinado denúncia muito a realidade de violência policial que toma como cenário vários lugares do mundo. Tendo como foco os EUA, o livro é uma crítica ao grande número de jovens negros que morrem sem nem mesmo ter a chance de se defender. E ler essa história sob o ponto de vista de alguém que presenciou esse ato me fez pensar muito sobre este problema social.
A trajetória de Starr é complicada. Ela se sente dividida entre aumentar sua voz para todos ouvirem os absurdos que acontecem contra as minorias e se esconder para se manter segura. E viver em meio a isso tudo se torna ainda mais difícil quando as pessoas ao seu redor lhe afetam de diferentes maneiras. Ao longo da história vamos vendo como a família e as amizades de Starr são importantes para a sua tomada de decisão.
LEIA TAMBÉM: Cartas a povos distantes (Fábio Monteiro)
Acho importante pontuar que a autora Angie Thomas vem dessa realidade. Jovem negra da periferia, a própria autora já enfrentou muito do que Starr enfrenta em sua obra. Angie fez a sua voz ser ouvida no mundo inteiro através de Starr, através deste livro e de todos os seus personagens incríveis. O livro fez tanto sucesso que ganhou até adaptação para o cinema!
qual o sentido de ter uma voz se você ficará calado? |
Este livro é sobre violência, preconceito e ativismo. É também sobre juventude, sobre ser adolescente, se apaixonar e sofrer decepções. Aprendi muito com a leitura, que recomendo fortemente. E estou ansiosa para ler mais da Angie Thomas.
ISBN: 978-1-4063-7215-1
Editora Walker Books
Nota: 4/5⭐
0 Comments
Post a Comment