De acordo com essa matéria da revista superinsteressante, ler mais está entre as 10 resoluções de ano novo mais populares. Eu mesma defini algumas metas de leitura para esse ano, e planejo ler bem mais livros que no ano passado. Para tornar isso realidade, estou me utilizando de algumas dicas que aprendi como leitora ao longo dos anos, mas que ainda não havia colocado em prática. E como resultado, pasmem: hoje é dia 19 e eu já estou no sexto livro do ano! Yay! Sei que muita gente não deve ter como objetivo ler tanto assim, principalmente se ainda é um iniciante nesse universo literário, e sei que por outro lado deve ter gente por aí que já leu o dobro do que li até agora. Mas acredito que se essas dicas estão funcionando pra mim, vale a pena compartilhar com vocês. Então vamos lá!
1. Estabeleça uma meta diária
Não importa se você consegue ler 5, 20 ou 50 páginas por dia, é importante estabelecer uma meta diária para que você mantenha o seu ritmo de leitura. Algumas pessoas também definem essa meta em capítulos, mas eu particularmente não recomendo: alguns capítulos podem ser mais longos do que outros, então você vai acabar lendo quantidades muito diferentes a cada dia. Além disso, você pode definir um número de páginas e também colocar como regra não parar de ler até encerrar um capítulo. Assim, você acaba sempre superando a sua meta em algumas páginas a mais.
2. Monte uma TBR
O termo TBR é bem comum na comunidade literária, e é uma sigla para to be read, que significa "a ser lido". Basicamente, uma TBR consiste em uma lista de livros que você planeja ler. Eu tenho um espaço separado na minha estante para esses livros, pois assim consigo visualizar melhor quantos livros não lidos eu ainda tenho, o que me ajuda inclusive a não sentir o impulso de comprar ainda mais exemplares. Então recomendo muito que vocês organizem a sua TBR, seja na prateleira ou no papel mesmo, para terem uma ideia das obras que pretendem ler no futuro.
LEIA TAMBÉM: POR QUÊ VOCÊ E EU NÃO ALCANÇAMOS NOSSAS METAS
3. Defina o seu lugar de leitura
Se você não tem o hábito de ler, é provável que não se sinta confortável lendo em qualquer lugar, com interferência de sons e outras pessoas. Sugiro então que defina um espaço especial para leitura. Na minha casa, esse lugar é uma poltrona que fica no meu quarto. Ela está posicionada num lugar bem iluminado, e é super aconchegante. Quando sento nela, já sinto que o meu "modo leitura" foi ativado, e consigo passar horas lendo.
Você pode escolher qualquer lugar da casa, mas recomendo apenas que não seja a sua cama — ou o seu modo leitura vai se confundir com o modo sonolência, hehe. Então encontre uma cadeira no terraço, um espaço no chão com algumas almofadas — qualquer cantinho é válido, desde que você se sinta confortável e seja capaz de se concentrar.
4. Carregue sempre um livro na bolsa e aproveite as horas vagas ou momentos de espera
Caso você já tenha desenvolvido o hábito da leitura, mas deseja ler mais, recomendo que observe melhor a sua rotina. Você faz uso de transporte público? Quantos minutos passa por dia nesse trajeto? Você tem momentos de espera, como no banco ou em consultórios? Pense em todos esses momentos e se imagine lendo neles. Muitas vezes a gente acaba se distraindo apenas com o celular, e assim perde muito tempo que poderia ser gasto lendo (falei sobre isso no meu post sobre o que aprendi após um mês sem celular, lembra?). Então uma boa forma de ler mais é ter sempre um livro com você, e aproveitar as horas vagas para ler.
5. Use um aplicativo para registrar suas leituras
Essa dica eu passei a usar recentemente, e tem me ajudado muito com o meu rendimento. Apesar de já ser usuária de redes sociais literárias há alguns anos, só agora decidi usá-las para registrar o meu processo de leitura — além de simplesmente marcar o livro como lido lá.
Tenho no celular os aplicativos do skoob e do goodreads (me sigam lá!😊), e gosto de atualizar diariamente por lá em que página estou, e a minha avaliação daquele livro até o momento. Parece besteira, ou até mesmo apenas um trabalho a mais, mas juro que esse processo é divertido! Muitas vezes coloco suposições por lá, como por exemplo "estou suspeitando de fulano" em uma obra policial, e é super legal chegar ao final do livro e ler tudo o que escrevi por lá depois.
E então, já está mais encorajado para ler mais esse ano? Espero que sim! Me conta nos comentários se ler mais também está nas suas metas 💗
0 Comments
Post a Comment