Sempre quis ler algo do Tolstoi. Chega a ser chique, imagine só, citar Tolstoi em uma conversa. Para quem não o conhece, Leon Tolstoi, também conhecido como Liev ou Leo, é simplesmente um dos maiores escritores russos. O autor é mais conhecido por suas grandes obras: Guerra e Paz, Os cossacos, Anna Karenina... Porém o meu primeiro contato com ele acabou se dando por meio de uma história curta, simples, feita para até mesmo uma criança entender. Onde existe amor, Deus aí está é um conto, traduzido direto do russo pelo Victor E. Selin e publicado no Brasil pela Editora Paulinas.
Esta edição, ilustrada pela Lorena Chiuppi, faz parte da Coleção Tecendo Histórias da Editora Paulinas. Tem apenas 44 páginas, que traduzem em sua beleza o conto que tem como protagonista o Sr. Martyn Avdeitch, um sapateiro. Este simples senhor vivia e trabalhava em um porão, por onde via através de uma janelinha apenas os pés das pessoas. E era exatamente pelos pés que ele as conhecia.
Durante toda a sua vida, Avdeitch enfrentou muitos problemas. Todo o seu sofrimento o fez ter uma relação complicada com Deus, pois ele não entendia os seus objetivos e por quê sua vida havia tomado o destino que tomou. Já não tendo nem mesmo vontade de viver, ele conheceu um velhinho que vinha de um mosteiro, e que o despertou para o fato de que o seu problema decorria do fato de ele querer viver apenas em função de sua própria felicidade. Deve-se viver para Deus, disse ele. E assim, Avdeitch passou a procurar entender a palavra de Deus, e essa jornada trouxe belas surpresas para sua vida, contadas neste livro.
Nesse período de advento, que precede o Natal, eu convido vocês a também buscar um pouco mais a palavra de Deus. Seja na bíblia, seja em uma história como esta, que traduz muito da mensagem que o cristianismo busca transmitir. Essa edição da Paulinas é também uma ótima opção de presente nessa época natalina! Vocês podem adquiri-la clicando aqui.
Adorei conhecer mais sobre o Tolstoi através deste livro. A mensagem que ele traz é simples, mas com um desfecho que me deixou refletindo desde o momento que fechei o livro até agora. Fazia tempo que eu não fazia uma leitura tão leve, e que terminava um livro assim, de uma vez só. É uma experiência que desejo a todos vocês! Agradeço à Editora Paulinas por ter me enviado essa obra e recomendo a todos a leitura.
ISBN: 978-85-356-3701-4
0 Comments
Post a Comment