Tem quem ache esse meu gosto estranho, mas sempre me interessei por conteúdo relacionado a psicopatas, serial killers, e outras personalidades que são ameaças na nossa sociedade. Sei que não estou sozinha, afinal várias séries que retratam essas figuras tornaram-se famosas, como Dexter, Hannibal, The Following, etc. Entretanto, além de ver o que é representado na ficção, tive recentemente a oportunidade de ler a respeito dessa temática sob o ponto de vista da psicologia criminal: recebi da Paulinas Editora o livro O Psicopata, um camaleão na sociedade atual, do autor Vicente Garrido.
Esta obra, além de caracterizar o psicopata e discutir sobre suas ações, busca definir em que medida cada um de nós está contribuindo para promover uma cultura na qual a psicopatia encontra um campo favorável. A tese do autor é a de que a sociedade moderna (carregada de violência, segmentação, drogas...) permite um acréscimo no número de psicopatas, que estão não apenas distantes, cometendo crimes, mas próximos de nós: nossos políticos, professores, garçons, ou mesmo em nossa família.
O autor trás o psicopata como um camaleão: capaz de se adaptar às mais diversas situações, a se "infiltrar" em nosso convívio. O livro trás diversos exemplos dessas figuras, discutindo não apenas se determinado criminoso ou personalidade política é um psicopata, mas apresentando os comportamentos psicopatas que são visíveis em suas ações.
O livro é dividido em 10 capítulos, tendo a edição brasileira um capítulo especial, escrito pela especialista em psicopatologia clínica e psicologia da delinquência Dra. Juliana Teixeira, que fala sobre a psicopatia no Brasil. Em seus capítulos, o livro apresenta questões como as origens e desenvolvimento do psicopata, traços de psicopatia em políticos e criminosos de guerra, e mesmo sobre manifestações da psicopatia em familiares.
Posso dizer que esta foi uma leitura didática: daquelas que você rabisca, reflete e, sobretudo, aprende. Recomendada principalmente para psicólogos e juristas, é também uma leitura compreensível para leigos, como eu, mas que se interessam pelo tema.
Este livro faz parte da coleção Aspectos de Psicologia da Paulinas Editora, que traz obras a respeito de diversos ângulos da pesquisa e do exercício científico da área. Como cientista social gostei muito da abordagem sociocultural da obra, que me fez refletir sobre diversos problemas sociais que enfrentamos na contemporaneidade.
Sobre o autor:
Vicente Garrido é professor titular da Universidade de Valência, Espanha, grande incentivador do desenvolvimento da psicologia criminal e da pedagogia corretiva, além de autor de trabalhos científicos de ampla repercussão no âmbito da criminologia. Desenvolve programas de prevenção de condutas antissociais e promove tratamento de agressores implacáveis e sistemáticos.
ISBN: 978-85-356-4330-5
0 Comments
Post a Comment