A primeira resenha literária de 2018 aqui no blog será sobre um livro que li desde o verão passado, mas acabei adiando pra falar por aqui. Lola and the boy next door (Lola e o garoto da casa ao lado, na versão brasileira), é o segundo livro da autora Stephanie Perkins, a mesma do livro "Anna e o beijo francês", que já resenhei aqui no blog há muuuito tempo atrás - em 2014 pra ser mais exata. Dessa vez resolvi encarar um livro da autora em seu idioma original, e acredito que esse foi o livro em inglês mais longo que já li até então, o que é ótimo! Sempre lia livros mais curtos no tempo em que eu estudava inglês, e não praticar essa leitura constantemente acabou me deixando meio enferrujada. Porém, ao ver uma promoção dessa edição do livro decidi comprar e valeu super a pena.
SINOPSE
A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor.Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.
A protagonista da história é a Lola, uma garota de 17 anos filha de um casal gay e apaixonada por roupas e acessórios diferentes do comum, como perucas e trajes que ela mesma confecciona. Ela namora o Max, um cara mais velho e integrante de uma banda, e luta pela aprovação do namoro por parte dos pais dela. Eles acompanham de perto esse relacionamento e muitas vezes não permitem que ela saia com o Max, o que a deixa bastante irritada. Esse parece ser o maior problema de Lola, até que uma pessoa do seu passado retorna a sua vida: Cricket Bell.
A família Bell foi vizinha da Lola por muito tempo, e tem como estrelas da casa os gêmeos Cricket e Calliope, seres brilhantes e bem sucedidos. Eles ocupam uma parte do passado de Lola, tendo deixado lembranças não muito agradáveis em sua memória. Isso faz com que o retorno da família após alguns anos distantes mecha muito com a mente da Lola, trazendo várias questionamentos, inseguranças e sentimentos diferentes dentro dela.
"Poderia o garoto do seu passado ser o amor do seu futuro?"
Sendo bem sincera o enredo não me prendeu de início, mas depois acabei me encantando com os personagens e me envolvendo na trama. É um livro leve de ler, ótimo para as tardes de férias de verão. Em relação ao nível de inglês, acredito que alguém intermediário no idioma consegue ler de boas. Aprendi novas palavras com o livro (o que me exigiu o uso do dicionário em alguns pontos), mas nada que tornasse a leitura cansativa. Recomendo pra quem está querendo melhorar no reading!
✯✯✯
Quanto ao material do livro e diagramação, considero bem ruinzinha. Essa edição publicada pela Speak é uma versão econômica, o que justifica um pouco a baixa qualidade na confecção. As folhas são de um material parecido com jornal e a capa bem mole, fácil de amassar. Além disso, se vocês olharem bem na foto da capa vão perceber que o efeito brilhoso que tentaram dar nas letras acabou sendo posto errado, o que faz com que pareçam duplicadas (reparem no Stephanie com dois "e" no final). Mas esses detalhes não dificultaram a leitura, pois a fonte escolhida é boa e o espaçamento entre as linhas também.
Curiosidade: alguns personagens de Anna e o beijo francês também aparecem neste livro. Adorei isso!
Minha meta agora é ler Isla and the happily ever after, terceiro livro da autora!
Alguém aí já leu algum dos livros da Stephanie Perkins?
ISBN: 978-0-14-242201-4
Editora: Speak
Nota: 4/5 ⭐
0 Comments
Post a Comment