Dia da Literatura Brasileira: autores nacionais contemporâneos para ficar de olho!

Que 1º de maio é o dia do trabalhador você já sabia, mas já ouviu falar que nessa data também é celebrado o dia da literatura brasileira? Pois é! Este dia foi escolhido por ser o aniversário do José de Alencar, um dos mais célebres autores da história literária de nosso país. Ele nasceu em 1 de maio de 1829, no Ceará, e escreveu grandes clássicos como Senhora, Iracema e Lucíola.

Muitos anos já se passaram desde que José de Alencar escreveu suas obras, e hoje, como forma de comemorar este dia, resolvi compartilhar com vocês alguns autores de nosso tempo que tem se destacado no cenário nacional! 
literatura brasileira

Admito que, fazendo um balanço de todas as minhas leituras, leio bem mais literatura estrangeira do que nacional. É bem verdade que são as obras americanas e europeias as que figuram com mais frequência nas listas de best-sellers, além de preencherem grande parte dos catálogos das editoras. Porém, ainda assim, tive contato com ótimas obras nacionais nos últimos meses, seja por meio de parcerias ou clubes literários, e agradeço muito por ter tido a oportunidade de conhecer os trabalhos desses autores. 

giovana madalosso

1. Giovana Madalosso


Autora de Tudo pode ser roubado, a Giovana Madalosso é jornalista e foi publicada pelas editoras Todavia e Grua. O seu primeiro livro chama-se A Teta Racional, e nele a autora discute em diversos contos temas como o feminino, amamentação, sexualidade, entre outros. O seu romance de estréia já foi resenhado aqui no blog e você pode conferir clicando aqui.

rebecca jorge

2. Rebecca Jorge


Rebecca Jorge se denomina como uma autora de romance, suspense e YA, e o seu livro Efeito Dominó possui realmente todos esses elementos. Com alguns outros livros publicados, a autora vem se destacando principalmente entre os leitores mais jovens com as suas obras. Você pode conferir a resenha de Efeito Dominó, publicado pela Editora Letramento, clicando aqui.

larissa brasil

3. Larissa Brasil



Autora revelação da ABERST em 2018, Larissa Brasil é uma escritora de suspense e policial. Aqui no blog eu já escrevi um post com 5 razões para ler A garota da casa da colina, que recebi no ano passado em parceria com a editora Monomito. A autora também publicou recentemente Onde o vento faz a curva, e possui vários contos disponíveis na Amazon.

tito prates

4. Tito Prates

Tito é um autor de terror e romance policial, e escreveu a primeira biografia em língua portuguesa da Agatha Christie. Apesar de ainda não ter lido Museu do Crime (quero muito ler em breve!) quis indicar o autor por ter tido a chance de conhecer o seu trabalho de perto quando fui parceira da Monomito. Admiro bastante a dedicação do Tito para com a literatura, e torço para que os seus livros tornem-se mais populares entre os leitores que curtem o gênero que ele escreve!

🟔🟔🟔

É isso pessoal! Quis trazer com este post alguns autores que admiro e que talvez você ainda não conheça, mas que pode vir a ter o interesse de conhecer. Não pude deixar de notar a falta de mais representatividade nesta lista, uma vez que não indiquei autores negros. Isso me fez refletir bastante sobre as minhas últimas leituras nacionais, e quero muito começar a ler mais autoras e autores brasileiros! Aproveita e já deixa aí nos comentários a sua indicação de literatura nacional 💗 Vamo crescer essa lista!

0 Comments