Vou te contar: por que você deveria estar lendo revistas + 5 dicas de leitura

por que ler revistas blog janela literaria

A ideia para esse post começou com uma postagem que fiz no Instagram sobre a Revista Cult um dia desses. Fiquei refletindo sobre como eu havia diminuído o hábito de leitura de revistas ao longo dos anos - e como nesse ano isso mudou. Já fui assinante de revistas no passado, mas muitas das que assinei nem existem mais, afinal esse mercado está em queda há um bom tempo. Entretanto percebi que o que faltava para mim era encontrar que tipo de revista eu queria ler agora. Porque a verdade, caro leitor, é que as vezes a gente está lendo errado. Lendo o que não gosta, o que não se enquadra com o nosso estilo, e por isso perdemos logo o interesse. 
Veja só um exemplo do que estou falando: na minha época de escola, lá pela oitava série, os meus interesses estavam voltados para música pop, Harry Potter e como esconder minhas espinhas. Logo, a Capricho era a minha escolha sempre que ia nas bancas. Mas creio que hoje em dia, se a revista física ainda existisse, já não me interessaria tanto assim. 

As opções de revistas para o publico jovem adulto ainda são muitas, mas resolvi listar aqui algumas que leio regularmente e que me mantém atualizada sobre o mundo, alimentando a minha fome de conhecimento de vez em quando. 

por que voce deveria estar lendo revistas janela literaria

MAS POR QUE LER REVISTAS?

Você pode estar pensando no por quê desse meu apelo para a leitura de revistas. Afinal, há tantas opções, não é mesmo? Temos aí a internet repleta de informação gratuita, a televisão, e é claro, os livros. Mas algo nas revistas sempre me chamou atenção. É que consigo sentir, a cada página virada, o quanto aquele material é fruto do esforço de muita gente: fotógrafos, editores, jornalistas... A experiência é totalmente diferente pra mim.
Mas bem, se esse meu relato completamente subjetivo não te convenceu, tenho algumas outras razões que irei listar abaixo para tentar te convencer a ler esse tipo de conteúdo:

  • Para se familiarizar com outros formatos de escrita;
  • Para ter contato com o que está sendo comentado no mundo sobre temas diversos;
  • Para sair da sua zona de conforto
vou te contar porque voce deveria estar lendo revistas

Durante o processo de escrita desse post, consultei algumas pessoas nos grupos de whatsapp que participo e no Instagram a respeito do hábito de ler revistas. Alguns depoimentos legais surgiram, e resolvi compartilhar com vocês (com autorização dos autores, claro 💓)

"Adoro a diagramação das matérias. As imagens me atraem muito e a forma que são feitos os textos editoriais. E, por causa da minha área, eu gosto de ver também os anúncios: formatos, imagens, textos, chamadas..."
- Sofia Breder, 21 anos, publicitária

"Eu leio revistas com o objetivo de me informar sobre temas vinculados à economia política internacional, a fim de encontrar fontes que tratem especificamente destas temáticas, para agregar no meu conhecimento sobre o assunto e produção acadêmica".

- Guilherme Melo, 23 anos, cientista social

"Gosto dos meios físicos de informação, o prazer do contato, sabe? E algumas revistas trazem autores tão bons, é como ter a densidade de um livro em poucas páginas e no tempo perfeito de uma xícara de café. Aliás, rende vários cafés..."
- Maria Fernanda, 24 anos, arquiteta e urbanista

Outro elemento interessante das revistas é que, normalmente, elas irão seguir uma mesma linha editorial. Ou seja, ao adquirir um exemplar de uma determinada revista, você pode saber exatamente que tipo de conteúdo estará consumindo. Isso serve para as temáticas abordadas, o posicionamento político, o material fotográfico... O que é um ótimo meio de ler o conteúdo que você gosta em um só produto.
Dito tudo isso, vamos às indicações. As revistas que falarei abaixo se enquadram muito no tipo de conteúdo que gosto de consumir - então se você se identifica com o que posto aqui e nas minhas redes sociais, é provável que curta elas também. 

piaui

Conheci a Revista Piauí através de uma edição antiga, trazida pelo meu pai da casa de um amigo. Curti logo de cara os textos cheios de opinião, as entrevistas e as crônicas que a revista publica. Repleta de críticas a política e a sociedade, é um prato cheio para uma cientista social como eu. Entretanto a revista já é sucesso entre os mais variados públicos, sendo muito bem vendida em todo o país. 

cult

O meu primeiro contato com a Revista Cult foi através do Instagram. Eles são bem ativos nas redes sociais e compartilham matérias muito interessantes. Só hoje descobri que a revista surgiu no ano em que nasci, hehe Adorei esse detalhe! Mas curiosidades a parte, fiquei encantada com as edições especiais que eles produzem. Adquiri recentemente a edição sobre a Simone de Beauvoir e estou adorando a leitura. A revista é daquelas que te fazem se sentir mais inteligente só de ler, sabe? Se aprende muito a cada página. 

suplemento pernambuco

Vamo falar da minha terra que tanto amo! A Suplemento PE é uma revista daqui do meu estado, mas é vendida por todo o país. Gosto muito da proposta deles por apresentarem sempre novas figuras do cenário artístico e literário. Na última edição já conheci autores novos, filmes para assistir, e descobri movimento super legais da arte e cultura daqui da região. 
continente

Também pernambucana, a Revista Continente traz ótimas reportagens e entrevistas relacionadas a cultura e sociedade. Gosto muito do formato e das indicações que a revista apresenta. Outro elemento bem legal que adorei na revista foi o espaço para lançamentos, onde eles trazem um "aperitivo" de obras que estão sendo lançadas, com trechos e imagens. Assim como a Suplemento PE, ela é publicada pela CEPE
algo mais

A Revista Algo Mais também é daqui de Pernambuco, e no mês que vem está completando 13 anos! Com temáticas que variam da literatura à saúde, a Algo Mais traz a perspectiva de vários colunistas em suas edições mensais. Tive o prazer de conhecer a equipe por trás dessas páginas, e estarei na edição de março da revista falando um pouco sobre a minha experiência como leitora! 😍
BÔNUS: QUATRO CINCO UM: A REVISTA DOS LIVROS
quatro cinco um

Infelizmente ainda não tive como adquirir uma edição física da Revista Quatro Cinco Um, mas sinto que já conheço eles o bastante para recomendar para vocês. É que, por tempo limitado, a revista está com todos os seus artigos disponíveis gratuitamente em seu novo site. Passo horas por lá lendo tudo, e o conteúdo deles, voltado exclusivamente para a literatura, é incrível. Vale a pena dar uma conferida! 
É isso pessoal! Me conta nos comentários se você tem o hábito de ler revistas, e não esquece de deixar a sua recomendação! 
*este post pertence à série vou te contar, onde compartilho dicas e algumas verdades que precisam ser ditas*

0 Comments