Palavras Brasileiras: Resposta a Mário Quintana

mario quintana a vida
texto publicado originalmente no meu Instagram
A vida, página 84. 1977, Editora Alfaguara 

Oh Mário Quintana, mas ler não é perca de tempo! Se a vida é curta eu ainda não sei, mas tem sido bom dedicar algumas horas dela a ler a tua obra. E muitas outras horas, dias, semanas, a ler o que outros escritores também dedicaram tempo a escrever.
É que eu sinto que ler, na verdade, prolonga a vida. É como se vivêssemos outras vidas através de histórias, poemas e mesmo duas linhas como estas que escreveste, e que me deixaram tão pensativa. 
Estou te lendo até agora por quê já te considero um amigo, um amigo que conseguiu me fazer escutar mais do que falar - o que é raridade! -, mas que também me permite fazer comentários nas margens de seus pensamentos.

livro a vaca e o hipogrifo

Em uma semana você já me fez rir por conta de um boi que corta as suas unhas - mas que na verdade é uma metáfora, e eu juro que entendi -, e assentir em concordância com suas reflexões. E não vamos esquecer da vergonha que passei quando, na fila do supermercado, submersa em seus textos, uma mulher me pediu que, por favor, avançasse: já havia um longo espaço entre mim e o próximo cliente.
Então é por isso que cheguei até aqui, e que avancei até concluir esse belo livro chamado "A vaca e o hipogrifo". Agradeço a você pela bela experiência, assim como ao Garimpo Clube do Livro pela cópia gratuita e ao Fabrício Carpinejar por ter selecionado essa obra em sua curadoria.

0 Comments