Resenha: Histórias aumentadas conforme são contadas (Mário Bag)


Eu adoro contação de histórias. Acho isso uma arte, e a forma como elas são contadas por cidadãos do interior, pescadores, senhores e senhoras, tem todo um quê de nostalgia. Muitas dessas histórias mudam com o tempo, recebem novos floreios, ou são aumentadas de alguma forma, como é o caso das contadas neste livro de Mário Bag. Recebi esse exemplar da Editora Paulinas, e adorei do início ao final.


As histórias são divididas em 7 temáticas, estando entre elas papagaios, vacas especiais, raios... Cada uma recebe ilustrações do autor e são curtinhas, com uma ou duas páginas, escritas em formato de poesia. 




Eu me diverti com cada uma das histórias, que me lembraram muito a literatura de cordel daqui de Pernambuco. Também senti que as ilustrações sofreram influência das xilogravuras, que costumam ilustrar os cordéis. Quanto a forma como as histórias são contadas, me fizeram pensar nos contadores de história daqui do Nordeste, como Jessier Quirino. Se você é daqui da região, talvez já o conheça, mas vou deixar um vídeo dele abaixo para vocês sentirem o gostinho:



Adorei o trabalho do Mário Bag com este livro. Mesmo o autor sendo carioca, ele me fez pensar muito sobre as histórias que são contadas no meu estado. Acho que certas lendas se repetem por aí, não é mesmo? A do homem que cavou um buraco e chegou na China você com certeza já ouviu falar! É um livro perfeito para ler junto com as crianças, ou mesmo para um adulto apreciar em poucas horas. Super recomendo!

0 Comments