Voldemort: Origins of the Heir – Impressões de uma fã de HP


Finalmente foi lançado o aguardado fan-film Voldemort: Origins of the Heir, de produção independente e que gerou um rebuliço entre os fãs da saga Harry Potter desde que foi anunciado meses atrás. A produção, que teve autorização da Warner Bros (que detém os direitos sobre a saga Harry Potter) desde que não houvessem fins lucrativos, foi lançada no Youtube ontem a noite e desde então tem recebido várias críticas. Em meio a tudo isso, resolvi compartilhar um pouco das minhas impressões com vocês. Bora lá?

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre o primeiro teaser, lançado sete meses atrás:


Nesse teaser nos foi apresentado um pouco do enredo do filme, e me lembro de ter ficado bastante curiosa quando vi – e animada, claro! Afinal, estava sendo produzido conteúdo sobre o universo Harry Potter, que tanto amo, onde era prometido ser contada a história do Lord Voldemort, grande vilão da saga. Isso criou uma expectativa enorme uma vez que a adaptação feita pela Warner da obra onde essa história foi contada omite diversas partes da vida de você-sabe-quem. No livro Enigma do Príncipe vemos, através das memórias coletadas por Dumbledore ao longo de anos, detalhes sobre a família, infância e adolescência de Voldemort que nos apresentam parte de quem ele realmente é.
Mas e aí, o fan-film conseguiu contar essa história? Não. E para mim, esse é o principal problema do filme. Tem muita gente aí criticando a atuação, os efeitos especiais, ou a redublagem utilizada – que é realmente horrível – mas acredito que tudo isso é entendível pelo baixo orçamento da produção. Na verdade, eu até acho que estão de parabéns pelo que conseguiram fazer com o que tinham no quesito cinematográfico. Mas quanto ao enredo, acho que poderia ter sido bem melhor.

Além do filme não cumprir com o objetivo proposto, acredito que 52 minutos foi tempo demais para uma história que podia ser contada em 30. Os diálogos são, em alguns pontos, maçantes. E a incoerência de alguns fatos apresentados dentro do filme deixa qualquer fã de Harry Potter inconformado. Acho importante comentar que esse não foi o primeiro filme produzido por fãs do universo HP: dá pra encontrar vários pelo youtube afora. Por isso acredito que toda a expectativa gerada em torno dessa produção em específico nos fez imaginar que algo bem melhor estava sendo feito. 
Me esforcei ao máximo aqui para não contar spoilers sobre o filme pois acho que, apesar das opiniões diversas, vale a pena assistir. Dá o play aqui embaixo e tirem suas próprias conclusões:


E aí, o que acharam de Voldemort: Origins of the Heir?

Me contem nos comentários!

xoxo

0 Comments